O Projeto

O Ano Internacional da Química 2011

Em dezembro de 2008, a Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou a proposta da União Internacional de Química Pura e Aplicada e da UNESCO, para que o ano de 2011 fosse designado o Ano Internacional da Química (AIQ2011).

O AIQ2011 é uma celebração das conquistas da Química e da sua contribuição para o bem-estar da humanidade. Sob o tema “Química – a nossa vida, o nosso futuro”, o AIQ2011 proporciona uma variedade de atividades interativas, divertidas, interessantes e educativas para todas as idades. As atividades do AIQ2011 estendem-se por todo o Mundo, a nível local, regional e nacional e salientam a importância da Química para o bem-estar atual da Humanidade, reforçando a ideia que é à Química e às suas aplicações que se devem os medicamentos, os combustíveis, os metais e, virtualmente, todos os produtos manufaturados.

À Química atribuem-se grandes responsabilidades na resolução dos problemas globais do nosso mundo. De facto, as Nações Unidas consideram que a educação em Química e o desenvolvimento desta ciência são vitais para enfrentar desafios como as alterações climáticas, para garantir fontes sustentáveis de energia, alimentos e água potável e para manter o ambiente global para o bem-estar das populações.

Neste âmbito, o Departamento de Química da Universidade de Aveiro resolveu levar a cabo um ambicioso projeto de divulgação da Química para o grande público, que se estende por vários meios e plataformas, sob a designação geral “A Química das Coisas”.