A Química do Fogo

A Química do Fogo

Videos
Download Videos
Divulgar

Conhecer a química das coisas é o primeiro passo para entender e poder agir sobre o mundo que nos rodeia. Para o demonstrar, hoje vamos falar do fogo!

O fogo, ou melhor, a combustão, é na verdade uma reação química de oxidação – redução com grande libertação de energia.

E saber isto é importante porquê? Desde logo, para combater um incêndio!

Como em qualquer outra reação química, o fogo só existe na presença dos respetivos reagentes, que neste caso são o combustível (matérias inflamáveis) e o comburente (que é normalmente o oxigénio do ar).

E, como em muitas outras reações químicas, o fogo só ocorre se os reagentes estiverem a uma temperatura elevada. Deste modo, o fogo deflagra quando um material combustível é aquecido até à sua temperatura de ignição na presença de um comburente.

Após iniciada a reação de  combustão, esta gera o calor necessário para aquecer mais material combustível e o incêndio alastra.

No entanto, basta remover um destes componentes essenciais — combustível, comburente ou fonte de calor — e a reação química de combustão cessa. Ou seja, o fogo apaga-se!

Porque é que a água é tão eficaz a combater o fogo? Porque diminui a temperatura do combustível e, deste modo, para a reação.

Outra forma de combater o fogo é privá-lo de um dos reagentes. Por exemplo: os chamados extintores de pó químico espalham uma camada de pó sobre os materiais, impedindo o oxigénio de alimentar o fogo. Já os comuns extintores de dióxido de carbono produzem um nevoeiro deste gás com o mesmo objetivo: afastar o oxigénio!

Quando é possível, retira-se o outro reagente, ou seja, o combustível. Nos incêndios florestais, isto pode ser feito com um CONTRA-FOGO … ou abrindo um ACEIRO, que é basicamente uma faixa de terreno sem vegetação.

Alguns dos exemplos do uso da química no combate aos fogos requerem conhecimentos de química mais aprofundados. É o caso dos extintores de gás “halon” e seus similares mais ecológicos, como o heptafluoropropano. São compostos com um efeito extintor muito eficaz porque interferem diretamente nas reações químicas de combustão, inibindo-as.

A diversidade dos materiais combustíveis que nos rodeiam tem contribuído para aumentar a complexidade do combate aos incêndios. Mas, sendo o fogo uma reação química, podemos contar com os desenvolvimentos da química para melhor o compreender e controlar!

 

Recursos adicionais

  • Créditos: Science Office/Universidade de Aveiro Halon ( VIDEO )
    10.26.2012 ( 22 MB )DOWNLOAD

    Créditos: Science Office/Universidade de Aveiro

  • Créditos: Science Office/Universidade de Aveiro Heptafluorpropano ( VIDEO )
    10.26.2012 ( 34 MB )DOWNLOAD

    Créditos: Science Office/Universidade de Aveiro

  • Créditos: Science Office/Universidade de Aveiro Moléculas de O2 e CO2 ( VIDEO )
    10.26.2012 ( 35 MB )DOWNLOAD

    Créditos: Science Office/Universidade de Aveiro

  • Folheto destacável produzido para o episódio Se Quiser Saber Mais… ( PDF )
    11.17.2013 ( 2 MB )DOWNLOAD

    Folheto destacável produzido para o episódio



Química 2011 Science Office Universidade de Aveiro QREN Compete