A Química das Coisas

A Química das Coisas” pretende desmascarar a química escondida no nosso dia a dia e mostrar como os desenvolvimentos recentes desta Ciência contribuem para o bem-estar da Sociedade.

É usual a confusão entre substância química e substância tóxica, irritante, cancerígena. Uma confusão que veicula a ideia de que a Química contribui para todos os males do mundo moderno, de que tudo o que é químico é artificial ou  antinatural, como se na Natureza não houvesse substâncias ou compostos químicos.

Mas tudo à nossa volta, na Natureza e fora dela, é constituído por “químicos”. A água é uma substância química, o ar que respiramos é uma mistura de substâncias químicas, o sal é uma substância química, o nosso estômago digere os alimentos com auxílio de várias substâncias químicas, a digestão decompõe os alimentos nos seus vários constituintes químicos e estes depois entram no sangue, onde já existem inúmeras outras substâncias químicas.

Mas se a química faz parte da Natureza e da Vida, ela também faz parte integrante da Sociedade moderna. Hoje em dia, já ninguém imagina viver sem a segurança dos compostos químicos “antibióticos”, sem o prazer das cores das substâncias químicas “corantes”, sem a higiene proporcionada pelas substâncias químicas “detergentes”, sem a comodidade dos polímeros “plásticos”, sem o conforto das modernas “fibras têxteis”. A verdade é que a Química está à nossa volta e faz parte das nossas vidas.

A Química das Coisas” está presente na televisão, rádio, jornais, Internet, Redes Sociais e iPad.