Equipa

Departamento de Química da Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro tem como missão expandir o acesso ao saber em benefício das pessoas e da sociedade através da investigação, do ensino e da cooperação. As atividades de promoção da cultura científica e tecnológica sempre foram assumidas como sendo pilares desta missão.

O Departamento de Química da Universidade de Aveiro tem um excelente registo na área da promoção e divulgação da química e da cultura científica, com participação ativa e regular em diversas iniciativas da Universidade e em parceria com outras instituições, como a Sociedade Portuguesa de Química, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e várias escolas da região.

Paulo Ribeiro Claro, o investigador responsável por este projeto, têm já vasta experiência em ações de divulgação (algumas das quais em coautoria com os outros membros da equipa do projeto), sendo esta uma parte integrante do seu trabalho habitual. Como exemplos, podemos referir:

  • Coordenação Nacional e organização local das “Olimpíadas de Química” – em colaboração estreita com a Sociedade Portuguesa de Química ;
  • Desenvolvimento dos módulos “Química por Tabela” e “Química por Tabela 2.0” para a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (PRC e Brian Goodfellow);
  • Participação/coordenação de atividades na “Semana da Ciência e Tecnologia”;
  • Participação regular em programas de rádio, nomeadamente “Eureka”/TSF, e “Click!”/Antena 1;
  • Colaboração em programas televisivos da responsabilidade da Universidade de Aveiro (“3810-UA”/RTP2) ou externos (reportagens);
  • Desenvolvimento e apresentação de espetáculos de demonstrações de química “Química em Espetáculo”, “Química e Materiais”para jovens estudantes e“Química numa noite de verão” para o público em geral (PRC e Brian Goodfellow);
  • Participação na produção do DVD interativo sobre experiências com o sal de Aveiro “Lugar ao Sal” (Maria Clara Magalhães, PRC, e outros )
  • Organização e participação em “cafés de ciência”, “worshops” de ensino e divulgação da química, debates temáticos, sessões de “entrevistas-relâmpago (speed-dating) com cientistas”, entre outras atividades.

Contactos:

Paulo Ribeiro Claro

Departamento de Química da Universidade de Aveiro

Campus Universitário de Santiago

Tel: 00 351 234 370 732

Email: prc (at) ua.pt

 


Science Office

O Science Office tem como missão promover a cultura científica e tecnológica utilizando novas técnicas de comunicação e divulgação, estabelecendo uma ponte entre a comunidade científica e os diferentes públicos. Nasceu em 2008 com intenção de aproveitar um mercado emergente no qual pudessem ser desenvolvidos projetos inovadores no campo da comunicação de ciência, aproveitando por um lado a crescente apetência do público por este tipo de conhecimento e por outro, o aparecimento de novas ferramentas e plataformas de comunicação.

Sob o lema “comunicamos ciência”, o Science Office oferece vários serviços que vão buscar elementos às áreas científicas, técnica e gráfica:

  • Consultadoria em comunicação de ciência – aconselhamento nos tópicos científicos a divulgar, nos meios e formatos a utilizar, nos recursos a alocar, na calendarização e nos públicos a atingir pelos produtos de comunicação.
  • Escrita e edição científica – produção de textos de divulgação científica ou adaptação de textos científicos, utilizando uma linguagem adequada tanto ao tema como ao público a que se destinam, tendo sempre em conta a exatidão e veracidade dos factos científicos.
  • Visualização científica – transformação de dados científicos em imagens, ilustrações ou animações de forma a explicar conceitos ou processos científicos.
  • Design e publicação – trabalho de paginação, layout, preparação de apresentações públicas, otimização na apresentação da informação, bem como preparação de textos e imagens para impressão e publicação impressa e digital.
  • Motion graphics – gráficos que usam vídeo e/ou tecnologias de animação para criar a ilusão de movimento ou transformação, muito úteis na explicação de processos científicos.
  • Relações com os meios de comunicação social – Produção de comunicados de imprensa e sua difusão, produção de imagens e vídeos para distribuição à imprensa, manutenção de bases de dados de jornalistas e meios de comunicação social, gestão de entrevistas e conferências de imprensa, formação de cientistas para contacto com jornalistas.
  • Desenvolvimento de conteúdos de comunicação de ciência – escrita de guiões e storyboards, desenvolvimento e produção de conceitos para exposições, livros, documentários, websites, festivais, etc.

Em maio de 2010, o Science Office recebeu a Menção Honrosa do Prémio Nacional de Indústrias Criativas (Serralves/Unicer).

Ainda em 2010, O Science Office recebeu o Prémio Nacional de Multimédia na categoria Educação e Formação, pela série 1 Minuto de Astronomia.

Mais informações em www.scienceoffice.org

Contactos:

Mariana Barrosa

Email: mariana.barrosa (at) scienceoffice.org

 


Duvideo Filmes

Flexibilidade, autonomia e proximidade, são valores que orientam a Duvideo Filmes face aos desafios estratégicos do universo do audiovisual, com destaque para a internacionalização e seletividade crescente do mercado, as quais exigem a permanente inovação tecnológica.

A Duvideo Filmes afirmou-se no mercado audiovisual, com uma equipa de técnicos especializados nas áreas de produção, guionismo, design gráfico, operação de câmara, iluminação, pós-produção vídeo e áudio.

Ao fim de 75 anos, a empresa supera-se a cada dia, mantendo produções de elevada qualidade seja em programas de televisão, vídeos institucionais e multimédia.

Entre os seus principais clientes destacam-se os canais de televisão nacionais e alguns internacionais, agências de publicidade e grandes empresas ligadas aos mais variados setores de atividade.

Mais informação em www.duvideo.pt

Contactos:

João Nuno Martins

Email: jnuno (at) duvideo.pt