A Química dos Instrumentos Musicais

A Química dos Instrumentos Musicais

Videos
Download Videos
Divulgar

À primeira vista, parece haver pouca relação entre a química e os instrumentos musicais, o que só torna ainda mais divertido fazer um programa a provar exatamente o contrário!

Não interessa se são instrumentos de corda, de sopro ou de percussão, tanto a sua durabilidade como a qualidade do som que produzem dependem fortemente dos materiais que os constituem.

Um dos exemplos mais conhecidos da relação entre a qualidade do som e a química são os famosos violinos Stradivarius, considerados os melhores violinos de sempre. O seu som inimitável parece estar ligado ao tratamento químico da madeira e sobretudo às características do verniz utilizado no acabamento.

O polimento final dos instrumentos foi sempre uma ciência química, já que se baseia em tintas, vernizes e corantes. Mas é a moderna técnica de eletrodeposição que garante o melhor aspeto e qualidade de som dos instrumentos: permite recobrir as superfícies com finíssimas camadas de cobre, prata, ouro e níquel, em várias combinações, a partir de uma solução com iões destes metais e por aplicação de uma corrente elétrica que neutraliza a carga dos iões e força a sua deposição como sólidos.

Nos instrumentos de corda, a química volta a aparecer nas cordas! Até ao final do século 19, as cordas de guitarra eram feitas de bio polímeros obtidos a partir dos intestinos de animais: o “catgut” também utilizado em cirurgia.

Eram cordas difíceis de fazer, muito sensíveis à humidade e que facilmente desafinavam!

As cordas de polímeros sintéticos — como o nylon — surgiram como uma alternativa económica: são cordas resistentes à humidade e que não desafinam.

Mas as cordas mais apreciadas são as cordas metálicas, por produzirem um som muito claro e intenso. A sua estrutura — um fio metálico que se enrola em torno de outro — contribui para a boa qualidade sonora. O problema destas cordas é que os metais são sensíveis à corrosão, uma reação química muito facilitada pelo suor das mãos e que degrada a qualidade do som produzido.

Atualmente, a solução parece estar encontrada: proteger as cordas metálicas com uma finíssima cobertura de polímeros ou utilizar a química dos metais para produzir ligas metálicas resistentes à corrosão.

E assim temos a música e a química na mesma partitura, em perfeita harmonia!

Recursos adicionais

  • Créditos: Science Office/Universidade de Aveiro Fio de nylon ( VIDEO )
    02.25.2013 ( 15 MB )DOWNLOAD

    Créditos: Science Office/Universidade de Aveiro

  • Créditos: Science Office/Universidade de Aveiro Fio coberto de polímeros ( VIDEO )
    02.25.2013 ( 16 MB )DOWNLOAD

    Créditos: Science Office/Universidade de Aveiro

  • Créditos: Science Office/Universidade de Aveiro Nylon ( VIDEO )
    02.25.2013 ( 5 MB )DOWNLOAD

    Créditos: Science Office/Universidade de Aveiro

  • Créditos: Science Office / Universidade de Aveiro Electrodeposição ( VIDEO )
    02.25.2013 ( 11 MB )DOWNLOAD

    Créditos: Science Office / Universidade de Aveiro

  • Folheto destacável produzido para o episódio Se Quiser Saber Mais... ( PDF )
    11.17.2013 ( 2 MB )DOWNLOAD

    Folheto destacável produzido para o episódio



Química 2011 Science Office Universidade de Aveiro QREN Compete