A Química dos Computadores Portáteis

A Química dos Computadores Portáteis

Videos
Download Videos
Divulgar

Pode parecer que um vulgar computador portátil e a química vivem em mundos diferentes, mas na verdade a própria existência dos portáteis apenas é possível graças a importantes desenvolvimentos da química.

Há química em muitos dos componentes de um computador, mas hoje vamos falar da química escondida em algo muito visível: os monitores planos LCD, aos quais os “portáteis” devem a sua forma plana e… portátil!

LCD é o acrónimo de Liquid Crystal Display, ou Monitor de Cristal Líquido.

Mas o que são cristais líquidos? O nome parece uma contradição! Normalmente consideramos o cristal um material sólido (como um diamante!) e não um líquido…

Nos materiais cristalinos, as partículas têm posições e  orientações fixas, como os soldados numa parada, e por isso os classificamos como sólidos. Já os líquidos são como uma multidão desordenada, e as partículas mudam de posição e de orientação.

Mas há substâncias que apresentam simultaneamente a estrutura de um líquido e de um sólido, como os cristais líquidos.

Eu explico melhor: se atirarmos várias moedas para uma caixa de vidro e as observarmos olhando de cima, vemos uma distribuição de moedas desorganizada, como as moléculas num líquido. Mas, se olharmos de lado, vemos que as moedas se dispõem preferencialmente na horizontal, em camadas sucessivas, tão organizadas como as moléculas num cristal.

Esta dupla qualidade confere aos cristais líquidos propriedades óticas especiais. Escolhendo as moléculas adequadas, podemos construir um LCD: o alinhamento muito preciso das moléculas por aplicação de uma corrente elétrica permite a produção de imagens numa superfície plana pela passagem de luz através dos cristais líquidos e filtros coloridos.

Assim, os avanços da química (e da tecnologia) permitiram a construção dos indispensáveis monitores planos dos nossos computadores portáteis, ‘tablets’ e ‘palmtops’.

Recursos adicionais

  • Representação 3D da mudança do estado sólido para o estado líquido.

Créditos: Universidade de Aveiro/Science Office/Miguel Castro Mudança de estado físico da matéria ( VIDEO )
    12.2.2011 ( 3 MB )DOWNLOAD

    Representação 3D da mudança do estado sólido para o estado líquido. Créditos: Universidade de Aveiro/Science Office/Miguel Castro

  • Cristais líquidos.

Créditos: Universidade de Aveiro/Science Office/Miguel Castro Cristais Líquidos ( VIDEO )
    12.2.2011 ( 2 MB )DOWNLOAD

    Cristais líquidos. Créditos: Universidade de Aveiro/Science Office/Miguel Castro

  • Folheto destacável produzido para o episódio Se Quiser Saber Mais... ( PDF )
    11.17.2013 ( 2 MB )DOWNLOAD

    Folheto destacável produzido para o episódio



Química 2011 Science Office Universidade de Aveiro QREN Compete