A Química do Sono

A Química do Sono

Videos
Download Videos
Divulgar

Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação combinada de diversas substâncias químicas no nosso cérebro.

E entre as mais importantes estão a adenosina e a melatonina, duas substâncias com um papel muito ativo na regulação do sono.

A adenosina é um produto secundário do consumo de energia pelo corpo. Os cientistas pensam que a ela se vai acumulando no nosso corpo ao longo do dia, gerando a sensação de cansaço e sonolência que marca o início do processo do sono, sendo depois removida enquanto dormimos, para acordarmos frescos como alfaces! É por isso que adormecemos mais facilmente depois de um dia cansativo e porque nos sentimos cansados quando não dormimos o suficiente!

Um dos mais fortes indícios deste papel da adenosina, é a sua competição com a cafeína. A cafeína liga-se aos mesmos recetores do cérebro que a adenosina, impedindo-a de atuar, o que explica porque é que a cafeína pode impedir-nos de adormecer. Imagine que colocamos pastilha elástica numa fechadura cuja chave é a adenosina; acabamos por conseguir abrir a porta, mas só depois de umas horas a limpar a fechadura.

A melatonina, por seu lado, é uma hormona  produzida pela glândula pineal, uma estrutura no interior do cérebro. A presença de melatonina no cérebro inibe o estado de alerta e contribui para que o sono se instale.

A produção de melatonina é extremamente sensível à luz: é estimulada pelo aproximar da noite, mas é inibida logo que a retina deteta luz. A mais pequena luminosidade já reduz a produção de melatonina, o que explica porque começamos a acordar quando o sol nasce, ou porque há pessoas que só conseguem adormecer em completa escuridão.

Recursos adicionais

  • Representação 3D da molécula da adenosina.

Créditos: Universidade de Aveiro/Science Office/Miguel Castro Adenosina ( VIDEO )
    11.30.2011 ( 34 MB )DOWNLOAD

    Representação 3D da molécula da adenosina. Créditos: Universidade de Aveiro/Science Office/Miguel Castro

  • Representação 3D da molécula da melatonina.

Créditos: Universidade de Aveiro/Science Office/Miguel Castro Melatonina ( VIDEO )
    11.30.2011 ( 20 MB )DOWNLOAD

    Representação 3D da molécula da melatonina. Créditos: Universidade de Aveiro/Science Office/Miguel Castro

  • Vídeo representativo da inibição de produção da melatonina quando a retina deteta luz.

Créditos: Universidade de Aveiro/Science Office/Miguel Castro Glândula Pineal ( VIDEO )
    12.2.2011 ( 3 MB )DOWNLOAD

    Vídeo representativo da inibição de produção da melatonina quando a retina deteta luz. Créditos: Universidade de Aveiro/Science Office/Miguel Castro

  • Folheto destacável produzido para o episódio Se Quiser Saber Mais… ( PDF )
    11.17.2013 ( 2 MB )DOWNLOAD

    Folheto destacável produzido para o episódio



Química 2011 Science Office Universidade de Aveiro QREN Compete