A Química do Sal

A Química do Sal

Videos
Download Videos
Divulgar

Quando pensamos nos compostos químicos que contribuem para o bem-estar da humanidade, raramente nos lembramos do cloreto de sódio… o vulgar “sal de cozinha”. Na verdade, o sal é um dos compostos químicos há mais tempo utilizado pelo Homem pela sua capacidade para conservar alimentos, o que o tornou numa mercadoria de elevado valor.

De facto, a conservação dos alimentos pelo sal é uma das bases da nossa civilização, pois permitiu libertar o homem da dependência sazonal dos alimentos e armazenar durante o verão as reservas alimentares para o inverno.

A adição de sal a um alimento desencadeia um processo de osmose, que faz com que a água passe de um ambiente com uma menor concentração de sal para um com maior concentração. Assim, o sal retira a água dos alimentos, inibindo o crescimento de micro-organismos. Estes micro-organismos, que causam o apodrecimento dos alimentos e produzem toxinas que afetam a nossa saúde, não sobrevivem num de elevada pressão osmótica, isto é, que lhes rouba a água por osmose.

O cloreto de sódio é também um componente alimentar essencial ao funcionamento do nosso organismo. A dissolução do “sal” origina iões sódio e iões cloreto, os quais estão presentes em todos os tecidos e fluidos do corpo humano, onde desempenham funções muito diversificadas. Só para citar as mais importantes, são essenciais para o equilíbrio osmótico entre os  fluidos celulares e extracelulares, garantem o equilíbrio entre iões positivos e iões negativos no organismo e têm um papel relevante na transmissão de impulsos nervosos por todo o corpo.

Mas em excesso, o sal pode trazer-lhe complicações de saúde. Não ultrapasse a ingestão dos 6g diários recomendado pela Organização Mundial de Saúde se quiser beneficiar da química do sal!

Recursos adicionais

  • Vídeo representativo da dissolução do “sal” que origina iões sódio e iões cloreto solvatados.

Créditos: Universidade de Aveiro/Science Office/Miguel Castro Dissolução do cloreto de sódio ( VIDEO )
    12.2.2011 ( 3 MB )DOWNLOAD

    Vídeo representativo da dissolução do “sal” que origina iões sódio e iões cloreto solvatados. Créditos: Universidade de Aveiro/Science Office/Miguel Castro

  • Vídeo representativo do processo de osmose.

Créditos: Universidade de Aveiro/Science Office/Miguel Castro Osmose ( VIDEO )
    12.2.2011 ( 1 MB )DOWNLOAD

    Vídeo representativo do processo de osmose. Créditos: Universidade de Aveiro/Science Office/Miguel Castro

  • Folheto destacável produzido para o episódio Se Quiser Saber Mais… ( PDF )
    11.17.2013 ( 2 MB )DOWNLOAD

    Folheto destacável produzido para o episódio



Química 2011 Science Office Universidade de Aveiro QREN Compete