A Química dos Cosméticos

A Química dos Cosméticos

Videos
Download Videos
Divulgar

Os cosméticos são um excelente exemplo de como as descobertas da Química fazem parte do nosso dia a dia. De facto, só a leitura da composição de qualquer comum cosmético pode tornar-se numa aula de química: água, emulsionantes, conservantes, espessantes, estabilizadores de pH, corantes e fragrâncias várias, combinados em diferentes proporções, para diferentes objetivos.

A utilização de cosméticos – ou seja, compostos químicos destinados a melhorar a nossa aparência – não é um fenómeno recente. Consta que a rainha egípcia Cleópatra tomava banho em leite, como forma de manter a pele bonita e macia. O que provavelmente até resultava, porque está comprovado que o ácido lático – um dos compostos químicos constituintes do leite – atua sobre as camadas mais profundas da epiderme, promovendo a remoção das células mortas e a renovação da pele.

Na antiga Grécia, três mil anos antes de Cristo, as mulheres usavam pó de carbonato de chumbo para empalidecer o rosto. Infelizmente, sabemos hoje que o carbonato de chumbo é tóxico e é possível que a busca da beleza tenha custado a vida a algumas destas mulheres.

Em muitos casos, estes diferentes produtos cosméticos têm uma forte componente de inovação científica, desenvolvida nos mais modernos laboratórios de investigação. Basta dizer que a indústria de cosméticos foi uma das primeiras a adaptar os novos recursos da nanotecnologia, através do uso de nano partículas para melhorar a qualidade dos seus produtos e satisfazer os anseios dos seus clientes.

As nano partículas são partículas de dimensão intermédia entre a escala dos átomos e a dos materiais macroscópicos. Qualquer coisa como mil vezes maior que o diâmetro de um átomo e mil vezes menor que a espessura de um cabelo.

Esta característica confere-lhes propriedades únicas, e que podem ser moduladas pela alteração do tamanho.

Exemplos típicos da aplicação de nanotecnologia em cosméticos são as nano partículas de dióxido de titânio nos protetores solares (que conferem uma proteção completa sem o efeito de camada branca sobre a pele), a utilização de nano partículas de lípidos sólidos para libertação lenta de fragrâncias em perfumes, ou a criação de nano vesículas como transportadores para garantir uma melhor penetração dos ingredientes ativos na pele.

E se já lhe despertei o interesse pela química da beleza, pode continuar a apreciar a beleza da química das coisas…

Recursos adicionais

  • Créditos: Science Offic /Universidade de Aveiro Ácido láctico ( VIDEO )
    10.8.2012 ( 26 MB )DOWNLOAD

    Créditos: Science Offic /Universidade de Aveiro

  • Créditos: Science Offic /Universidade de Aveiro Carbonato de chumbo ( VIDEO )
    10.8.2012 ( 47 MB )DOWNLOAD

    Créditos: Science Offic /Universidade de Aveiro

  • Créditos: Science Offic /Universidade de Aveiro Escala- àtomo ( VIDEO )
    10.8.2012 ( 31 MB )DOWNLOAD

    Créditos: Science Offic /Universidade de Aveiro

  • Créditos: Science Office /Universidade de Aveiro Corte-pele ( VIDEO )
    10.8.2012 ( 13 MB )DOWNLOAD

    Créditos: Science Office /Universidade de Aveiro

  • Folheto destacável produzido para o episódio Se Quiser Saber Mais… ( PDF )
    11.17.2013 ( 1 MB )DOWNLOAD

    Folheto destacável produzido para o episódio



Química 2011 Science Office Universidade de Aveiro QREN Compete